Seja Bem Vindo!!

Este Blog é para você que trabalha com crianças em sua igreja. Estarei postando idéias criativas e conteúdos que possam te ajudar em seu Ministério. Que Deus abençoe um abraço Tia Ilana!
Passe por aqui e deixe seu comentário quero saber o que você gostaria de ver!!!
Vou deixar meu e-mail se você quiser se comunicar estamos ai!!! Blz
e-mail: ilanamara45@hotmail.com

11 de fevereiro de 2011

Recurso: Mãozinha

 Essa mão é para ser usada em qualquer história:

Também foi feita no palito, só que essa eu colei 3 palitos juntos. De um lado é verde e do outro vermelho e entre as duas cores colei uma cartolina grossa para que ficasse mais firme.




Ex: Digamos que você conte a história em que Jesus acalma a tempestade Marcos 4.35 - 41.
Então no começo da história você combina com seus alunos assim:

" Toda vez que você disser:
- BARCO : Eles irão fingir que estão remando
- Discípulos : Eles dirão "EU"
- Ondas: Farão movimento de ondas com as mãos
- Jesus: Eles dirão " Cristo o Senhor".


Mas as vezes esse recurso pode se tornar muuuuito repetitivo, por isso você usa a mãozinha e pode combinar  assim:
- Todas as vezes que eu mostrar a mão do lado verde vocês podem fazer os gestos e se a mão estiver do lado vermelho vocês só irão ouvir a história "
 Com isso se em algum momento da história você ver que irá repetir muitas vezes algumas das palavras acima você deixa a mãozinha do lado vermelho. Isso é o exemplo de uma história mas você pode fazer com qualquer outra história que você quiser!!! APROVEITE!!

Fantoches no Palito

Fiz esses fantoches para contar a história do nascimento de Jesus, mas já usei em outras história também. Como tem uma mulher um rei e quatro homens dá para você adaptar em várias histórias. 



Como disse que fiz para contar a história do nascimento de Jesus fiz o bebe para colar durante a história.












Esse é o rei por isso usei o brilho, faltou a coroa né...






Tirei essa foto pra você ver que fiz o fantoches e colei em um E.V.A preto para reforçar se não iria ficar muito mole e caindo  e o palito fica entre os dois E.V.A.

10 de fevereiro de 2011

Versículo Visualizado

João 1.12

Esse versículo eu fiz e ele deve ficar como se fosse uma caixa mesmo, o laço que está no meio é em alto relevo.
Tá ai uma idéia pra vocês, dá um pouquinho de trabalho mas depois fica lindo!!!



Lagarta Tita

A história da Tita já é bem conhecida, fiz esses visais para ficar mais original!!!


Tita

Tita era uma lagartinha ainda muito novinha que mal acabara de nascer no início da primavera.Uma tarde, quando ela passeava sobre uma folhagem do jardim de Batatinha, a filha da dona da casa, ao olhar para uma brilhante gota d’água, Tita levou um grande susto. No brilho da água ela viu seu rosto como num espelho e, qual não foi a sua surpresa, quando descobriu que era tão feia, mas tão feia como ela nunca havia visto igual! Ela nunca havia visto uma lagarta em toda a sua vida!

Tita pôs-se a chorar tanto e tão alto que, se houvesse alguma pessoa passando pelo jardim, poderia ouvi-la soluçar e fungar.Tita, que já era uma lagartinha pequenina e quietinha, passou a ser ainda mais quieta, mais triste, mais feia e apagada.No meio daquelas lindas flores do jardim de Batatinha ela se escondia cada vez mais, sempre encorujada e dizendo:- “Por que eu não nasci uma flor, elas são tão lindas e tão admiradas e eu, uma feia e magricela lagartinha, sem amigos e, o que é pior, sempre verde!”

Batatinha todos os dias jogava água limpa e fresca sobre seu lindo jardim, e as flores cresciam cada vez mais viçosas e cheirosas.

Havia uma flor, uma linda margarida que, enquanto tomava seu banho pensava:- “Como é boa a Batatinha, é uma pena que ela não possa fazer nada pela pobre Tita.”

No meio do jardim havia uma árvore, uma grande árvore e lá no topo, um ninho onde morava um lindo passarinho que cantava, alegrando todas as manhãs.O passarinho era amigo das flores, das folhagens e das árvores.

Enquanto sobrevoava o canteiro das flores, viu tão escondidinha e tão chorosa, a lagartinha Tita deitada sobre uma folha. Então o passarinho resolveu pousar e ter com Tita uma longa conversa:
- Que coisa feia, você uma lagartinha, chorando desse jeito! Distraída assim, qualquer hora alguém esbarra em você e adeus, lagartinha!
Tita respondeu com lágrimas nos olhos:
- Você fala assim porque sabe que é um lindo passarinho, grande e, que acima de tudo, sabe voar. Por isso conhece todo mundo e é admirado por todos, mas eu não passo de uma minhoca desajeitada, magricela e feiúda...
Chamou-a num canto e disse bem baixinho em seu ouvido para que ninguém escutasse:
- Você é uma lagartinha privilegiada, todas as lagartas são privilegiadas porque depois de algum tempo sendo feias, magricelas e verdes, vocês sofrem uma grande mudança e se tornam belas e coloridas borboletas. Isso é a natureza, cheia de segredos e surpresas na primavera!
E o passarinho deu a chorona Tita uma grande lição:
- Temos que ser felizes e agradecidos por sermos o que somos simplesmente, pois a natureza nos reserva lindas surpresas. Foi o próprio Deus quem nos criou.
A pobre Tita não conhecia o seu destino, nunca ninguém tinha lhe contado que de lagartinha ela passaria a ser borboleta. E disse mais:
- Não sei quando tudo vai acontecer, mas tenha paciência que esse dia vai chegar e tudo vai ser muito bom.

E desse dia em diante, Tita passou a pensar muito naquilo que o passarinho lhe havia falado.
- Eu posso ser feliz assim com eu sou. Até que para uma lagarta verde, eu sou até simpática.
Tita já não olhava para si com pena do que via. Agora, quando olhava sua imagem refletida numa gota de chuva, pensava:
- Sorte a minha ser uma lagartinha, pelo menos eu posso andar e passear sobre as folhas, contemplar as lindas flores e esperar com alegria o dia de amanhã.
E numa manhã Tita levantou-se diferente, não sabia porque, mas sentia vontade de voar. Olhou para os lados e viu lindas, grande e coloridas asas que tinha feito antes, saiu voando sobre as flores do jardim de Batatinha.

Tinha chegado hora de Tita, ela agora era uma borboleta exatamente como o passarinho lhe havia dito.
Então, a triste e chorona Tita passou a ser a mais linda e alegre borboleta de todo jardim, porque acreditou, porque esperou e alcançou uma felicidade ainda maior que a que possuía, mesmo como lagartinha.
Assim somos nós, às vezes tristes, às vezes feios, mas Deus nos prometeu uma coisa que eu vou contar agora para vocês:
Ele prometeu que nos transformaria, que tiraria todo o pecado da gente que nos faz ficar feios e tristes, para fazer lindos, felizes e livres como ficou a lagartinha Tita. Tudo isto pode acontecer aqui mesmo, agora.
“Assim que, se alguém, está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Corintios 5:17).
“Eis que vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Corintios 15:51-52).
Se você quiser ter a mesma experiência que Tita teve, escute o conselho de Jesus como Tita ouviu o conselho do passarinho. Espere, confie nEle e então, talvez numa manhã como aquela, você acorde diferente.
Quando olhar para você mesmo vai ver uma outra pessoa, aquela que Deus quis que você fosse, bem mais bonita e bem mais feliz, como Tita, a lagartinha que virou uma linda borboleta.
















5 de fevereiro de 2011

Livro Sem Palavras.


Olha pessoal é uma história ótima e super apropriada para o evangelismo de crianças, você pode contar utilizando algum recurso visual que tenha essas 5 cores. E com certeza você terá muitas experiências legais e abençoadas quando usá-la!!


Justificativa: O livro sem palavras traz uma linguagem universal que é a linguagem das cores, e através delas podemos apresentar de maneira mais lúdica o plano de Salvação para as crianças, numa linguagem que elas entendem e compreendem.
Apresentação da Mensagem da Salvação, usando o Livro Sem Palavras
Introdução
Professor:Oi, como vai?
Criança: Bem, obrigado.
Professor: Como você se chama?
Criança:?
Professor: Prazer em conhecê-lo, Meu nome é (...). Tenho um livro que                                                  gostaria de mostrar-lhe. Este livro não tem palavras. Só te cores, mas as cores contam a história verdadeira  mais linda que você já ouviu. Esta história está na Bíblia, o Livro de Deus. Ele  nos deu a Bíblia para que possamos aprender mais sobre Ele.Você gostaria de ouvir a história?
Criança: Claro! Parece boa.
Professor:A página dourada conta a parte mais interessante da história.
Página Dourada
Professor: Do que esta cor dourada faz você se lembrar?

Criança: De anéis e correntes de ouro.
Professor:Estas coisas são mesmo valiosas e muito especiais. Mas, esta página dourada me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como vidro. Deus nos diz muitas outras coisas sobre a Sua casa. Ali ninguém fica doente e ninguém morre. Não há noite ali. Todas as pessoas no Céu serão perfeitamente felizes — sempre. A coisa mais maravilhosa sobre o  Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, estão lá. Você sabe quem é Deus?

Criança:   Ele é quem fez todas as coisas.
Professor: É isso mesmo. Deus fez o céu e também as estrelas, as flores,                                                o mar — tudo que existe no universo. Ele também fez você e o ama muito. (Leia Jo. 3.16 para a criança.) A Bíblia diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira…” Isto significa que Deus ama cada pessoa, incluindo você e eu. Deus fez você e o ama, e por isso Ele quer que você faça parte da Sua família e esteja com Ele no céu, algum dia. Que lugar especial vai ser! É perfeito. Deus também é perfeito ou santo. Ele nunca pensou, disse ou fez qualquer coisa errada. É por isso que Sua casa, o Céu , é também perfeita.
Frase de ligação: Mas há uma coisa que nunca pode entrar no céu. É o pecado.


Página Escura
Professor:  Você sabe o que é pecado?
Criança: As coisas ruins que fazemos?
Professor: Isso mesmo. Pecado é tudo que pensamos, dizemos ou fazemos                                               que não agrada a Deus. O pecado tem causado sofrimento e tristeza em nosso mundo. Você lembra algumas coisas que as pessoas fazem e que são pecado?
Criança:  Roubar, mentir, desobedecer à mamãe, dizer palavras feias ou grosseiras.
Professor: Sim, essas coisas são pecado. A Bíblia diz: “Pois todos                                                           pecaram…” (Romanos 3.23). Todos significa cada um de nós, eu e você também. Nós pecados porque nascemos com o “desejo” de fazer coisas erradas. Deus disse que o pecado deve ser castigado. O castigo do pecado é a morte — ficar separado de Deus para sempre. Deus sabia que você não podia fazer nada para livrar-se do seu pecado. Ele sabia que você não podia ser bom o bastante para agradar-Lhe. Então, Ele arranjou um meio de perdoar o seu pecado.
Frase de Ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que você e eu não sejamos castigados pelos nossos pecados.

Página Vermelha
Professor: Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, o Senhor Jesus                                             Cristo, a este mundo. Jesus nasceu como um bebê cresceu e tornou-se um homem. Jesus nunca fez nada errado — Ele é perfeito. Mas, certo dia, Jesus de boa vontade  entregou-se a si mesmo para morrer por nós. Assim colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça e pregaram o Senhor Jesus numa cruz. Quando O pregaram na cruz, o que saiu de Suas mãos e Seus pés? (Sangue). A Bíblia diz que Jesus recebeu o castigo que você e eu merecíamos pelos nossos pecados. A Bíblia diz que enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Deus colocou sobre Ele os pecados de todos nós. Todas as nossas mentiras, maldades, mau comportamento; todos os nossos  pecados foram colocados sobre o Filho de Deus, que não tinha pecado.Ele sofreu muito. O Senhor Jesus morreu e foi sepultado (I Coríntios 15:3,4). A Bíblia diz que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia segundo,segundo as Escrituras”. Ele foi o trabalho que o Senhor Jesus veio fazer para nos salvar do pecado. Mas, ao terceiro dia, a coisa mais  maravilhosa aconteceu. Deus deu    novamente vida a Ele. Ressuscitou                             Jesus dos mortos! O Senhor Jesus voltou a viver! Ele andou pela terra e  muitas pessoas O viram. Muitos até falaram com Ele. Depois, o Senhor Jesus voltou para o céu e está lá agora, com Deus, o Seu Pai.
Ligação:Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.
Página Limpa

Professor: Deus quer perdoar os seus pecados, levá-los embora e fazer de você Seu filho. Você gostaria de ler o que Ele diz? (João        1.12)
Professor: Vamos examinar uma parte de cada vez. “… o receberam… aos que crêem no seu nome”. Receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos seus pecados e depois ressuscitou. Você precisa estar disposto a  abandonar o seu pecado e crer que só o Senhor Jesus pode perdoá-lo. Ele vai pôr a Sua vida em   você e Deus o tornará Seu filho – filho de Deus. Este é o significado do restante do versículo quando diz:   “deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome”. Você pode dizer neste momento ao Senhor Jesus   que pecou e que crê que Ele morreu por você.  Quer recebê-lO agora?
Criança: Quero!
Professor: Por que você precisa receber o Senhor Jesus?
Criança: Porque fiz coisas erradas.
Professor: O que Jesus fez por você?
Criança: Ele morreu na cruz e recebeu o castigo por mim. E Ele ressuscitou.
Professor: O que você quer dizer a Deus neste momento?
Criança:  Que eu pequei e quero receber o Senhor Jesus como meu  Salvador.
Professor:  Vamos abaixar a cabeça e você pode dizer isto ao Senhor Jesus  em suas próprias palavras.
Criança:“Senhor Jesus, reconheço que sou pecador e que fiz coisas  erradas. Creio que o Senhor morreu por mim. Eu O recebo,  então, neste momento, como meu Salvador e peço que perdoe  os meus pecados. Obrigado. Amém.”
Professor:  O Senhor Jesus Cristo nunca vai te abandonar. Você pode conversar com Ele sempre que quiser e em qualquer lugar. Ele lhe dará poder para fazer o que é certo.
Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.

Página Verde

Professor: A cor verde me lembra coisas que estão crescendo, como  folhas, grama, flores e árvores. Esta página me lembra a nova vida, a Vida Eterna que você recebeu de Deus. Quando você recebe o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, é como se você fosse um nenê recém-nascido na família de Deus. Deus quer que você cresça, aprendendo mais sobre Ele. Quando você  aprende mais sobre o Senhor Jesus, aprende também como  agradar a Ele. Você tem o poder e a força que Ele lhe dá para  fazer o que é certo. Mas, quando você faz uma coisa errada,comete um pecado, o que pode, então, fazer? I João 1.9
Criança: Peça que a criança leia o versículo I João 1.9
Professor: Deus sabe quando você peca, mas Ele quer que confesse o seu pecado. Confessar significa contar a Deus o que fez ou reconhecer o erro que cometeu. No momento em que perceber que agiu mal, conte imediatamente ao Senhor. Ele vai purificá-lo desse pecado, porque prometeu fazer isso. Peça-Lhe que o ajude a não errar outra vez. Lembre-se, agora que você é filho de Deus. Peça que Ele lhe dê o poder e a força para obedecer-Lhe e fazer o que é certo. Ele não é realmente um maravilhoso Salvador e amigo?

Como Aprender sobre Jesus:
- Orar : Falar com Deus todos os dias.
- Ler e Obedecer a Bíblia: Leia um versículo por dia.
- Dar Testemunho: Conte aos outros sobre Jesus, demonstre que você mudou.
- Ir a igreja e a Escola Dominical
 Fonte: APEC.