Aulas dinâmicas melhoram a aprendizagem
"A dupla giz e quadro negro está cada vez mais ultrapassada. É o que garante um estudo realizado pelo NTL Institute for
applied Behavioral Science, organização americana especializada em estudos sobre o comportamento humano.
Segundo o trabalho, a retenção das informações pelos alunos varia conforme o método utilizado pelo educador: aulas
meramente expositivas são menos eficazes do que as enriquecidas com exemplos práticos, atividades lúdicas e
discussões em grupo. 'Aprendemos mais quando somos levados a refletir e a estabelecer relações' explica o professor
Sérgio Leite do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas. Veja abaixo os
números levantados pelo instituto americano:
Palestra 5% / Leitura 10% / Audiovisual 20% / Demonstrações 30%
Grupos de discussão 50% / Exercícios práticos 75%
Ensinar aos outros e uso imediato 80%
Fontes: Revista Nova Escola. www.novaescola.com.br Novembro 2001.
Manual para o Culto Infantil 2000, Editora Sinodal
LB, RJ, 2001.
E nós professores estamos em qual estatística com nossos alunos em nossa EBD, qaunto o seu aluno tem absorvido em suas aulas, o mundo mudou e nossas crianças também mudaram então acorde, não se torne um professor qualquer, mas seja um professor a MARCAR positivamente a vida e a memória de seus alunos com aulas que serão lembradas para sempre!!! Tia Ilana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário